Você sabe o que come?



  • Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registradas 20 mil mortes por ano devido o consumo de agrotóxicos.

  • Desde 2008, o Brasil é o país com maior consumo desses defensivos.

  • Problemática: Nos últimos anos houve permissão de agrotóxicos já banidos em outros países e foi registrado venda ilegal de agrotóxico que já foram proibidos.

  • Alimentos com agrotóxicos proibidos ou acima do limite: pimentão, goiaba, cenoura, tomate, alface.


Os agrotóxicos são defensivos agrícolas utilizados para controle e combate de pragas, fungos e doenças nas plantações.


Tipos:

Fungicidas (atinge os fungos);

Herbicidas (atingem as plantas);

Inseticidas (atingem insetos);

Acaricidas (atingem os ácaros);

Rodenticidas (atingem os roedores).


A maior preocupação com o uso dos agrotóxicos é que muitas vezes é usado de forma abusiva e atingem não somente espécies nocivas à plantação, mas também, outros seres vivos como abelhas, minhocas, contamina solo e água e também os seres humanos.

Frutas e vegetais que estão expostos e disponíveis nos mercados têm uma “cara” boa e atrativa, mas não se engane: eles podem conter muito agrotóxico para ficarem "apresentáveis".


Segundo o INCA os problemas decorrentes da alta exposição são inúmeros: irritação na pele, Dor de cabeça, transpiração anormal, fraqueza, câimbras, tremores, irritabilidade, aborto, impotência, depressão, problemas respiratórios graves, alteração do funcionamento do fígado e dos rins, anormalidade da produção de hormônios da tireoide, dos ovários e da próstata, incapacidade de gerar filhos, malformação e problemas no desenvolvimento intelectual e físico das crianças, câncer.


Qual a solução? Já falamos aqui sobre o sistema agroflorestal, que se apresenta como uma das soluções para esse mal. Também temos a produção orgânica, que busca produzir alimentos com adubos naturais e defensivos biológicos. Feiras agroecológicas fortalecem esse mercado e proporcionam um alimento limpo.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os 5Rs da sustentabilidade

Você já ouviu falar na política dos 5Rs? Ela tem o objetivo de reduzir a geração de resíduos no planeta. Conheça um pouco mais: 1. REPENSAR: O consumo exagerado é uma das principais causas de degradaç