Política: sistemas de governo



Antes, vamos aprender o que significa um chefe de Estado e o que significa um chefe de governo.

  • Chefe de Estado: possui uma papel quase simbólico, é responsável pela legitimidade de uma nação e pela sua representação a nível internacional


  • Chefe de governo: é responsável por governar o país e possui responsabilidades do poder executivo. Ele(a) se encarrega da administração dos gastos públicos, das políticas públicas, manutenção dos poderes executivos e legislativos, etc.



Você sabia que as formas de governo (república, monarquia) se dividem em diferentes sistemas de governo como: monarquias parlamentares, repúblicas parlamentares e repúblicas presidencialista?



Parlamentarismo:


  • Monarquia parlamentarista e república parlamentarista


O chefe de governo/ chefe do Executivo é representado pelo primeiro-ministro. Enquanto o chefe de Estado pode ser representado por um rei/rainha (no caso de uma monarquia parlamentarista) ou por um presidente (no caso de uma república parlamentarista).


No sistema parlamentarista, a relação entre o poder Executivo e Legislativo é bem forte, considerando que o chefe do poder executivo/ chefe de governo (primeiro-ministro) é escolhido pelo poder Legislativo (parlamento) e não pelo povo de forma direta.

Presidencialismo:


  • República presidencialista


Uma única pessoa exerce os cargos de chefe de Estado e chefe de governo: o presidente. Por isso, diferente do parlamentarismo, o presidente não possui apenas um papel simbólico e de representação da nação, mas por ser também o chefe de governo, ele atua em políticas públicas e no planejamento dos gastos do país, por exemplo.


Também diferente do sistema parlamentarista, no presidencialismo o presidente não é escolhido pelo poder Legislativo, mas é escolhido pelo povo através do voto.

Semipresidencialismo


  • República semipresidencialista


Esse sistema une características dos sistemas presidencialista e parlamentarista.


Nele, o chefe de Estado é o presidente e é eleito por voto popular. Mas, diferente do sistema presidencialista onde o presidente também é o chefe de Governo, no semipresidencialismo é o primeiro-ministro.


Diferente do parlamentarismo, nesse sistema o presidente não possui apenas um papel simbólico como é de se esperar. Ele possui deveres e responsabilidades práticas, tendo o poder de dissolver o parlamento, de escolher o primeiro-ministro e propor leis, por exemplo ( o que não acontece com um presidente no sistema parlamentarista).




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo