Quem foi Franz Kafka?

"Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós."

Fonte da imagem: Revista Galileu

Franz Kafka foi um escritor nascido em 1883 na República Tcheca. Sua família era judia e por causa disso a maioria morreu no holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. Kafka, no entanto, faleceu em 1924 devido a problemas de saúde.



LITERATURA:

A literatura de Kafka é caracterizada por uma narrativa de uma realidade irreal ou absurda (como em "A Metamorfose", onde o personagem se torna um besouro).


Em seus livros, são comuns os temas como: crítica à burocracia e ao sistema judiciário, situações que expressam angústia e reflexões existencialistas no personagem; situações pessimistas; a alienação do homem moderno.

"Kafkiano"

Por causa dos livros de Kafka, surgiu o termo “kafkiano”. Este termo define situações complicadas e confusas que causam sensações de angústia e pesadelo em um indivíduo.



UMA DE SUAS OBRAS:


O PROCESSO


O protagonista desta história é Joseph K., um bancário que é capturado no dia que completava os seus trinta anos de vida, e logo depois foi interrogado, processado e condenado sem saber o real motivo pelo qual estava sendo acusado. (Fonte: Saraiva)


  • Essa obra de Kafka faz analogias e referências claras aos sistemas jurídicos modernos, à burocracia do Estado, e suas falhas atitudes com os cidadãos.

  • O livro mostra a impotência do indivíduo perante todo um sistema judicial com um processo contra ele. Apesar de não saber a causa do processo, Joseph K (personagem principal), continua seguindo sua rotina normalmente, mas com o entendimento de que está preso a esse processo misterioso e inevitável.

  • "O Processo" é uma obra inacabada.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo