Qual a diferença entre Palestina, Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia

Atualizado: Ago 27

O conflito entre Israel e Palestina está sendo muito falado nos últimos dias, no entanto, nosso objetivo no post de hoje não é explicar os conflitos da região (quem sabe no futuro...), mas explicar a divisão dos seus territórios.


Palestina- uma região no Oriente Médio. A maior parte do seu território se tornou o Estado de Israel a partir de 1948. A Palestina hoje é um Estado de jure que reivindica o domínio da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Israel- É um país no Oriente Médio criado no local o qual antigamente era conhecido como Palestina. Cisjordânia- quando surgiu a proposta da ONU da Palestina ser dividida entre o Estado de Israel (parte dos judeus) e o Estado da Palestina (parte árabe), a Cisjordânia seria parte do Estado da Palestina. A partilha proposta pela ONU não aconteceu, mas os judeus tentaram formar o Estado de Israel em todo o território. Assim, após anos de conflito com os árabes palestinos, Israel ainda tenta expandir seu território e ocupar a Faixa de Gaza e a Cisjordânia (territórios para os quais a maioria dos árabes palestinos se refugiaram após o início da formação do Estado de Israel). Faixa de Gaza- Surgiu em 1948 quando o território da Palestina foi dividido em três partes (Estado de Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza), foi a região para a qual muitos árabes se refugiaram.


Fonte da imagem: Toda Matéria



Observação: na imagem com o mapa, o território à direita que está apenas com o nome "Palestina" corresponde ao território palestino chamado "Cisjordânia".











0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo