Política: democracia e cidadania


Democracia:



A democracia surgiu na Grécia Antiga, mais especificamente em Atenas. No entanto, ela funciona de forma bem diferente do que vemos hoje. Em Atenas, apenas participavam da democracia aqueles que eram considerados cidadãos, ou seja, homens a partir de 18 anos de idade filhos de pai e mãe atenienses. Uma outra diferença, é que naquela época a democracia funcionava de forma direta, o que atualmente não existe mais.


A democracia é um regime de governo no qual todos os cidadãos possuem igualmente direito à participação política. Esse regime é contrário, por exemplo, à monarquia vigente na Idade Antiga.




Tipos de democracia:


  • Democracia direta: todos os cidadãos participam ativamente na tomada de decisões políticas. Era comum na Grécia Antiga, onde os cidadãos se reuniam em assembleias para decidir e discutir questões sociais e políticas da época.


  • Democracia indireta ou representativa: os cidadãos não participam ativamente, mas escolhem e elegem, através do voto, seus representantes políticos. Estes representantes devem realizar a vontade do povo que os elegeu nas câmaras e assembleias, por exemplo.


  • Democracia semidireta: Como atualmente, devido a grande quantidade de pessoas, é impossibilitado o regime democrático direto, e devido ao fato de nem sempre os representantes do povo na democracia indireta realizarem a função que os cidadãos esperam, foi pensada a democracia semidireta. Na democracia semidireta encontramos características da democracia representativa e da democracia direta para que haja maior soberania popular. Alguns instrumentos usados neste tipo de regime são: plebiscito, referendo e iniciativa popular.





Cidadania:


Cidadão é o indivíduo que, por ser membro de um Estado, está sujeito a deveres para com este e tem seus direitos civis e políticos garantidos.


Exercer a cidadania é usufruir de seus direitos e cumprir os seus deveres.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo