Pegada de carbono

Atualizado: Ago 27




A pegada de carbono é o cálculo de quanto determinada pessoa, produto, empresa, etc; contribui para a emissão do gás dióxido de carbono na atmosfera.


Esse gás, por sua vez, quando liberado em excesso é responsável por agravar o efeito estufa. Dessa forma, a pegada de carbono revela quanto o indivíduo ou empresa, está impactando negativamente o planeta Terra.


O cálculo da pegada de carbono individual é feito com base na sua alimentação, no transporte que você utiliza, como você deposita seu lixo, como faz uso da eletricidade, etc.




  • Você pode estar se questionando: "o que exatamente é o efeito estufa?"


O efeito estufa é um fenômeno natural que faz com que vários tipos de gases sejam armazenados na atmosfera do planeta fazendo com que parte do calor emitido pelo sol seja retido na atmosfera e a outra parte seja refletida na Terra. Assim acontece o equilíbrio do clima no planeta.


Esse equilíbrio é interrompido quando a quantidade de gases emitidos para atmosfera é excessivo, dessa forma, a atmosfera retém muito calor e o clima da Terra aumenta.




Ficou claro agora? Se você quiser calcular sua pegada de carbono no planeta, é muito fácil: procure na internet por "calculadora da pegada de carbono" e você encontrará vários sites que possuem esse serviço.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo