Os 5Rs da sustentabilidade

Você já ouviu falar na política dos 5Rs? Ela tem o objetivo de reduzir a geração de resíduos no planeta. Conheça um pouco mais:



1. REPENSAR:

O consumo exagerado é uma das principais causas de degradação do meio ambiente. Levantar questionamentos como: "realmente preciso comprar um novo produto? Existe a possibilidade de pegar emprestado, trocar ou usar/consertar/atualizar o que já tenho?" evita a compra por impulso.



2. REDUZIR:

Comprar produtos com maior qualidade e durabilidade evita excessos e desperdícios. Aqui é importante diminuir o uso de descartáveis e que não podem ser reciclados, assim como evitar o desperdício de alimentos.



3. RECUSAR

Itens supérfluos e de uso único, como canudos, sacolinhas plásticas e talheres descartáveis devem ser evitados. Recusar reduz a quantidade de materiais destinados a aterros sanitários.



4.REUTILIZE

É possível aumentar a vida útil dando novas funções para materiais e embalagens ociosas antes de pensar no descarte. Essa atitude evita um novo processo de fabricação.




5. RECICLAR

Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Destinar o resíduo corretamente ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado e também reduz a utilização dos nossos recursos naturais.










Referencia: https://akatu.org.br/recicle-suas-ideias/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo