O que é ideologia?

É quase impossível estabelecer uma definição fixa, objetiva e simples para a ideologia. Mas, para que possamos entender um pouco antes de estudarmos mais profundamente, podemos definir ideologia como um conjunto de ideias e pensamentos de determinado grupo ou indivíduo dentro da sociedade.


É interessante perceber a seguinte situação: você já parou para pensar que, na maioria das vezes, quando somos contra determinada ideia política ou social, é comum usarmos a justificativa de que esse grupo oposto ao nosso está sendo dominado por ideologias? Nós tratamos o outro que pensa diferente de nós como pessoas "cheias de ideologia", como se a ideologia fosse algo essencialmente ruim. Porém, este pensamento não é muito adequado, pois todos nós carregamos ideologias, elas apenas são diferentes.



A visão de alguns teóricos:

  • Quem primeiro usou o termo foi o filósofo francês Antonie Destutt de Tracy. Para ele, o estudo da ideologia era visto como um tipo de "ciência das ideias".


  • Napoleão Bonaparte usou o tema para ridicularizar os seguidores de Tracy. Por serem contra o seu governo, o imperador acusava os chamados "ideólogos" de serem "agitadores".


  • Com o sociólogo alemão Karl Marx, a ideologia foi estudada mais profundamente. Para ele, as classes dominantes possuem um domínio intelectual sobre as outras classes. Por isso, as ideias dominantes numa sociedade são as ideias da classe dominante. Assim, Marx afirmava que a ideologia é um instrumento de perpetuação do domínio social das classes mais altas numa sociedade.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo