Movimentos Sociais - Extinction Rebellion

Atualizado: Ago 27

Como surgiu?


Em 31 de Outubro de 2018, ativistas britânicos reuniram-se na praça do parlamento em Londres para proclamar uma Declaração de Rebelião contra o Governo do Reino Unido. Nas semanas seguintes seguiu-se um turbilhão de acontecimentos. Seis mil rebeldes confluíram em Londres para um bloqueio pacífico das 5 maiores pontes sobre o Tamisa. Plantaram árvores no meio da praça do parlamento e aí também abriram um buraco onde enterraram um caixão em representação do nosso futuro. Alguns rebeldes fixaram-se com supercola aos portões do palácio de Buckingham enquanto liam uma carta dirigida à Rainha.

Foi o nascimento do Extinction Rebellion.




Objetivo:

"Extinction Rebellion" (Rebelião ou Extinção) é um movimento internacional descentralizado e sem afiliação político-partidária que usa ação direta não-violenta, para pressionar os governos a responder de forma justa à emergência climática e ecológica.


As exigências:


1. Dizer a verdade.

Governos têm que dizer a verdade, declarando emergência climática e ecológica, e trabalhar com outras instituições para comunicar a urgência por mudanças.


2. Agir agora.

Governos têm que agir agora para interromper a extinção de espécies, e reduzir a emissão de gases do efeito estufa para zero até 2025


3. Acima da política.

Governos devem criar e ser guiados pelas decisões em Assembleias de Cidadãos sobre justiça climática e ecológica.

📍 Os movimentos sociais que explicaremos aqui não refletem a opinião do Cognoscente. O objetivo do projeto é levar informação e promover conhecimento, dessa forma, não faremos críticas a nenhum dos movimentos apresentados.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo