Agrofloresta

Você já ouviu falar em sistemas agroflorestais? Esse é um sistema que integra a agricultura, floresta, animais e produtor. Uma nova forma de se relacionar com a natureza


“Essa integração entre floresta, agricultura e criação de animais oferece um caminho para enfrentar os maiores desafios do planeta, incluindo a degradação de solos agricultáveis e as mudanças climáticas, mitigando o risco de colapso dos sistemas produtivos”, detalha Valter Ziantoni, um dos fundadores da PretaTerra, iniciativa que se dedica à disseminação de sistemas agroflorestais regenerativos.

A Agrofloresta é um sistema que imita o que a natureza faz. Esse sistema busca integrar a produção agrícola com diversas culturas de árvores e criação de animais. É um sistema de integração não só apenas vegetal, mas também reformula a relação do homem com a natureza e a produção alimentar.


O sistema agroflorestal proporciona um ambiente mais equilibrado, com maior produção agrícola e menor aparecimento de "pragas" e "doenças", isso porque cria-se um ambiente com biodiversidade, diferente das monoculturas tão vistas atualmente.


Existem diversos arranjos agroflorestais, mas todos apresentam benefícios frente à agricultura convencional como a recuperação da fertilidade dos solos, aumento da infiltração de água, e a conservação de rios e nascentes. Além disso, o produtor tem uma diversidade de produtos agrícolas para venda e consumo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os 5Rs da sustentabilidade

Você já ouviu falar na política dos 5Rs? Ela tem o objetivo de reduzir a geração de resíduos no planeta. Conheça um pouco mais: 1. REPENSAR: O consumo exagerado é uma das principais causas de degradaç