13 de julho: Dia do Rock!

Dia 13 de julho √© comemorado o #diadorock! ūüéłPor isso, trouxemos para voc√™ um post explicando um pouco da hist√≥ria do rock e do surgimento desse dia.





História do rock:


O rock nasceu no final da década de 40 e início da década de 50 nos Estados Unidos. Gênero musical bastante influente, surge da mistura e influência de ritmos como o blues, country, R&B e gospel, todos com raízes na cultura afro-americana.


Geralmente, quando pensamos sobre a história desse gênero musical, logo vem à nossa cabeça Elvis Presley, o "Rei do Rock". Porém, o chamado Rock and Roll já havia havia sendo produzido antes de Elvis, por artistas predominantemente negros como Chuck Berry e Rosetta Tharpe. Devido à política segregacionista da época, eles não possuíam tanto reconhecimento como Elvis (homem branco) quando começou sua carreira.





Mas Elvis foi com certeza um dos mais importantes artistas na difus√£o do Rock mundo √† fora. A sua grava√ß√£o da m√ļsica "That's all right (Mama)" √© muitas vezes vista como marco inicial desse g√™nero musical.



Com o passar dos anos, mais do que um gênero musical, o rock transformou-se em um "estilo de vida", influenciando e sendo influenciado pelo modo de viver, consumir e pensar da sociedade. Sendo especialmente popular entre os jovens e adolescentes, tornou-se a marca de uma geração jovem e rebelde.

Em mais de 70 anos, o Rock vem sofrendo mudanças, mas alguns nomes que surgiram ainda nas décadas de 60/70, são vistos como verdadeiros ícones.



Década de 60:

Uma época marcante para a história do mundo - e principalmente para a cultura ocidental, onde surgiam novas ideologias e um ativismo político ainda mais presente, sobretudo entre os jovens- foi também importante na linha do tempo do Rock.


As famosas bandas "The Beatles" e "The Rolling Stones" estouraram fazendo sucesso ao redor do mundo e adicionando novas características ao estilo musical. A chamada "Beatlemania", nos mostra bem o impacto causado em milhares de fãs no mundo todo.



Década de 70:

Período de muitas mudanças no gênero musical, na década de 70 nasceu o Punk Rock e popularizou-se o Hard Rock e Heavy Metal. Destacam-se nomes como "Black Sabbath", "Kiss" e "Led Zeppelin".









Décadas de 80/90:

Os anos 80 √© considerado o auge do rock brasileiro, com artistas como Raul Seixas, Legi√£o Urbana, Tit√£s e Paralamas do Sucesso. Foi quando foi criado tamb√©m o festival de m√ļsica Rock in Rio. Nos anos 90, popularizava-se o grunge (com nomes como Nirvana e Pearl Jam) e o britpop (bandas e cantores ingleses, como Oasis).










Surgimento do "Dia Mundial do Rock":


Foi inclusive nessa época (década de 80), em 13 de Julho de 1985, que aconteceu o Live Aid, um festival de rock organizado com o propósito de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia (onde cerca de 400 mil pessoas haviam morrido). Os shows aconteceram nos Estádios de Wembley (Inglaterra) e no John F. Kennedy Stadium (EUA). Grandes nomes do rock estiveram presentes no festival: David Bowie, Paul McCartney, U2, Elton John, Queen, entre outros. Phil Collins, um dos cantores a se apresentar, mencionou que desejaria que aquele fosse considerado "o dia mundial do rock". Ideia popularizada pela mídia brasileira, o dia 13 de Julho passou a ser visto no Brasil como o "Dia Mundial do Rock" (mesmo sendo comemorado apenas aqui no Brasil).

2 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo