Movimentos sociais - Geração Beat

Atualizado: Ago 26


Hoje estamos falando sobre a "geração beat". Não sabe o que é isso? Confira qual a história desse movimento, onde ele surgiu e no que seus defensores acreditavam :



O que foi?

Foi um movimento cultural e literário com uma forte relação com o jazz bebop.


O termo geração beat ("Beat Generation" ou "Beatnik") refere-se à geração de jovens após a Segunda Guerra Mundial que iniciaram um movimento de contracultura durante a década de 50.


Como surgiu?

Surgido nos Estados Unidos na época em que o país estava mais do que nunca "vendendo" seu modo de vida ("american way of life"), com um rápido crescimento econômico e um otimismo pós-guerra.

Mais especificamente, nasceu em Nova York, mas São Francisco foi um dos lugares de maior expressão.



Objetivos:

O movimento direcionava suas críticas ao consumismo da época, aos valores tradicionais e conservadores, e apresentava uma nova maneira de viver e de fazer literatura, com uma visão diferente em relação às drogas, ao sexo e à religião.



“Os únicos que me interessam são os loucos, aqueles que são loucos por viver, loucos por falar, desejosos de tudo ao mesmo tempo, os que nunca bocejam nem dizem coisas de lugar-comum… mas queimam, queimam, queimam como velas romanas pela noite”
Jack Kerouac


Alguns de seus representantes



Allen Ginsberg, que escreveu o poema "Uivo" considerado um dos mais importantes na geração beat;


Jack Kerouac, que escreveu "On the road" e é visto como um dos principais representantes, juntamente com o mencionado anteriormente;


William Burroughs


Neal Cassady


LeRoi Jones


Hettie Jones


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo